História e Sonho
Há 43 anos a serviço da Educação Musical de Excelência.
Escola de referência em qualidade de ensino, o Estúdio Musical a princípio especializado em piano, em pouco tempo expandiu-se para quase todos os instrumentos musicais, tanto na área erudita quanto na popular, abrangendo os mais diversos estilos musicais.
Fundada em 1981 pela Profª Maria Ester Silva Ramos, bacharel em piano e mestre pela UNESP, a qual dedica-se pessoalmente a todos os processos de gestão, como líder de equipe, desde o seu início. O Estúdio Musical nasceu do sonho de fazer a diferença na vida das pessoas através da música,pois sabemos que sentir a alegria e o prazer de tocar um instrumento ou cantar,desenvolve habilidades emocionais enriquecedoras em qualquer idade.
Em todos os seus anos de existência, o orgulho de ser uma escola com excelência e paixão pelo ato de educar aparece em cada pessoa que faz parte de nossa história. História construída em sons que têm o propósito de transformar as pessoas através da música.
A minha história e o nascimento do Estúdio Musical
Desde quando minha lembrança alcança, sempre fui cercada por música. Minha avó, minha mãe e meu tio – morávamos todos juntos- tocavam piano.
Meu avô e meu pai tocavam violão. De todas, a lembrança mais forte é a do meu pai tocando violão e nos ensinando a cantar, éramos quatro irmãos.
Ele pedia que cantássemos várias vezes a mesma música e nos gravava em um gravador de rolos, com teclas coloridas (alguém de vocês conheceu?)
Meu pai fazia aula de canto e já havia gravado vários discos. Hoje tenho comigo quatro exemplares de vinil de 78 rotações.
A casa do Estúdio Musical foi comprada pelos meus pais, financiada. Meu pai nunca morou nela, morreu antes.
Mas ele chegou a praticar conosco sua aula: ficávamos no canto esquerdo de quem entra, onde hoje é a sala Chopin.
Quando ele morreu, eu tinha 8 anos e logo em seguida pedi para estudar piano.
A D. Ruth, que alguns de vocês conhecem, foi a minha primeira professora.
Fazer música foi a maneira que eu encontrei de manter meu pai vivo. Na época eu não sabia disso.
Eu praticava no piano todos os dias. O piano ficava na sala de casa no local onde hoje é a passagem da sala Chopin.
Formei-me no Conservatório em 1977, aos 15 anos.
Em 1981, aos 19 anos, ingressei na Faculdade de Música, bacharelado em piano e coloquei a 1º placa na casa, iniciando a minha carreira de professora.
Maria Ester Silva Ramos
Diretora-fundadora
Nascia assim o Estúdio Musical.
Entre 1981 e 1987 trabalhei em uma escola de música, o grupo Ama, que não sobreviveu à morte do seu fundador o cantor lírico José Biancardi.
Também lecionei muito em casa de alunos. Em 1989, ano do falecimento de minha mãe, comecei a usar a sala da frente (onde hoje é a secretaria) como sala de aula.
Em 1990 ingressei na pós-graduação e trabalhei como professora adjunta na UNESP, lecionando piano.
Pensei em seguir a carreira acadêmica, porém quando me vi mais as voltas com política do que com música, me direcionei totalmente para meus alunos.
Depois de algum tempo, eu formei uma lista de espera de alunos e como muitos pais me pediam a indicação de um professor de violão, o profº Manoel, começou a trabalhar comigo.
No dia 13 de dezembro de 2002, iniciou-se uma grande reforma para que ela se transformasse no Estúdio Musical como ele é hoje.
Portas foram abertas, o piso de tábua de madeira deu lugar à laje e foi tirada tanta, mas tanta terra do porão (a partir da sala maior era necessário abaixar a cabeça para entrar), que depois de muitas e muitas caçambas os vizinhos começaram a me perguntar se eu estava cavando para chegar ao Japão!
Concluída, não totalmente, a reforma, o prof. João veio fazer parte da equipe, o 1º professor de piano depois de mim. Veio a D. Ruth, no teclado, tivemos uma procura por cavaquinho então veio o prof. Murilo e a 5º professora a entrar para equipe foi a Prof.ª Mônica, com uma aluna de canto apenas.
Eu, Manoel, João e Mônica, cada um de nós deu o nome a uma sala do Estúdio Musical, a sala onde cada um trabalhava: Mozart (eu), Chico Buarque (Manoel), Chopin (João) e Tom Jobim (Mônica).
Sou muito grata a cada um destes professores que acreditaram e muito contribuíram nos primeiros momentos do Estúdio Musical. E continuam fazendo a Escola crescer!
Tenho por todos – uma amizade eterna e um carinho muito grande.
Obrigada a todos!
A casa logo após a reforma em 2003 Eu e minha mãe em foto de 1980 Gravador de rolo
O sonho
O sonho de acessar e desenvolver nas pessoas recursos internos, que favoreçam a criatividade, o gerenciamento das emoções, o humor, a capacidade de superação, a socialização, a autoestima, a alegria e muito mais, através do domínio de um instrumento ou da voz.
Fazer música revela e amplia horizontes dentro e fora de nós e nosso sonho que se realiza há mais de 40 anos é o desvendamento dessas paisagens a todos que fazem parte da nossa história.
Seja muito bem vindo ao prazer da música!
https://www.youtube.com/watch?v=3cqRUupects