Carolina Andrade

Violonista, regente coral, arranjadora e professora. É Doutora em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), tendo realizado sua pesquisa com bolsa CAPES na área de Processos de Criação Musical (2022), com foco em arranjos vocais. É Mestra (2017) e Licenciada em Música (2014) pela mesma instituição, onde atualmente realiza Pós-doutorado.
Desde 2010, participa do Comunicantus: Laboratório Coral (USP), coordenado pela Profa. Dra. Susana Cecilia Igayara-Souza e pelo Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos, atuando como monitora de naipe, preparadora vocal, arranjadora e regente. Atualmente aprofunda seus estudos na área vocal com a Profa. Dra. Joana Mariz.
Como violonista, integrou a Camerata Heitor Villa-Lobos e a Orquestra de Violões do Guarujá, tendo participado de eventos em diversas localidades do país, entre elas: Barretos, Rio Claro, Guarujá, Santos, São Paulo, Iguape e Aracajú. Em duo com a cantora Giulia Faria, desenvolve desde 2015 o projeto “Volver a Latinoamérica”, que busca a difusão da cultura latino-americana realizando um repertório de canções, principalmente as das décadas de 60 e 70 que foram importante meio de expressão político-social na época, apresentando compositores como Violeta Parra, María Elena Walsh, Atahualpa Yupanqui, Daniel Viglietti, Gilberto Gil, Dominguinhos, entre outros.
Enquanto pesquisadora, participa de eventos acadêmicos como ANPPOM, Foro Coral Americano e Congresso de Canto Coral, publicando artigos e atuando em comissões científicas. É integrante da rede Sonora: músicas e feminismos e do Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC).