Estúdio Musical - MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Objetivos Gerais
Desenvolver a musicalidade inerente à criança, que se manifesta espontaneamente desde a mais tenra idade tanto pelo contato com os mais diversos sons do cotidiano, como pelas canções que fazem parte da vida infantil de modo afetivo e lúdico, direcionando as atividades e adaptando conteúdos musicais para as necessidades e habilidades características dessa faixa etária.

Objetivos Específicos
Proporcionar um ambiente de relacionamento humano positivo, onde haja integração e socialização, que as crianças criem elos afetivos e que cada uma seja valorizada e destacada no grupo.
Contato com conceitos musicais a partir de atividades criativas e significativas.
Tomar conhecimento das concepções e das expectativas das crianças em relação à música.
Trabalhar a escuta, a apreciação, a performance e a criação de música através de sua relação com outras artes (poesia, histórias, imagens, filmes), enfatizando o fator expressivo e simbólico da música.
Enriquecer o repertório pessoal, apresentando canções infantis – tradicionais ou recentes – acalantos, parlendas, canções de roda, música popular brasileira, canções de outras culturas e povos, além do estímulo à criação de canções próprias.
Despertar o gosto pela arte e o interesse pela prática da música.

Metodologia
Abordar questões musicais específicas, relacionando as atividades programadas para o dia a uma temática comum. A aula será esquematizada em momentos distintos, com exercícios relacionados e de duração relativamente curta, buscando o interesse e a motivação constantes no período da aula.

As propostas serão realizadas através de atividades de integração, diálogos sobre questões musicais, jogos musicais, interpretação, criação, análise e elaboração de arranjos para canções e invenções musicais, trabalho vocal e instrumental, construção de instrumentos e objetos sonoros, registro gráfico, sonorização de histórias, etc.