Estúdio Musical - Felipe Junqueira

Felipe Junqueira

Felipe França de Andrade Junqueira é natural de São Paulo. Por intermédio de sua avó, a pianista Sibele dos Santos, teve os primeiros contatos com o piano  iniciando seus estudos formais com Vinícius Aguiar (violão e teoria). Em 2016 ingressou no curso técnico de  piano do Conservatório Musical André da Silva Gomes. Formou-se na Universidade Federal de Pelotas nos cursos de Ciências Musicais (Musicologia) e Piano Erudito (bacharelado), aluno de piano dos professores  Germano Mayer e Marcelo Cazarré. 
Após ser selecionado em concurso, atuou como pianista correpetidor ,bolsista dos cursos de Canto, Flauta e Violino, o que resultou em diversas colaborações artísticas em palco e um trabalho acadêmico apresentado através da Sociedade Internacional de Educação Musical no México (ISME-2021), em edição virtual durante a pandemia do COVID-19.
Nos campos da musicologia histórica e música popular, desenvolveu trabalho que resultou em edições Urtext e transcrições integrais das músicas gravadas em 1923, na Argentina, pelo conjunto liderado por Pixinguinha “Oito Batutas” na Argentina, sendo prestigiado pelo Clube do Choro de Pelotas com a execução faixa “Até Eu” em comunicação-performance na XXXIII Anppom.
Em 2022, desenvolveu trabalho científico com a FAPERGS através do projeto “Registros Fonográficos da Discoteca L. C. Vinholes do Centro de Artes da UFPEL: Catalogação, organização, usos e nexos socioculturais”, atuando no tratamento documental dos discos de 78 RPM. 
Foi professor no centenário Conservatório Musical de Pelotas até o final de 2023, responsável por ministrar aulas de piano e coordenar recitais dos alunos.