Escola de Música Estúdio Musical » História e Sonho
Escola de Música Estúdio Musical
Descubra o encanto através da música

História e Sonho

maria_ester

A minha história e o nascimento do Estúdio Musical

Desde quando minha lembrança alcança, sempre fui cercada por música. Minha avó, minha mãe e meu tio – morávamos todos juntos- tocavam piano.

Meu avô e meu pai tocavam violão. De todas, a lembrança mais forte é a do meu pai tocando violão e nos ensinando a cantar, éramos quatro irmãos.

Ele pedia que cantássemos várias vezes a mesma música e nos gravava em um gravador de rolos, com teclas coloridas (alguém de vocês conheceu?)

Meu pai fazia aula de canto e já havia gravado vários discos. Hoje tenho comigo quatro exemplares de vinil de 78 rotações.

A casa do Estúdio Musical foi comprada pelos meus pais, financiada. Meu pai nunca morou nela, morreu antes.

Mas ele chegou a praticar conosco sua aula: ficávamos no canto esquerdo de quem entra, onde hoje é a sala Chopin.

Quando ele morreu, eu tinha 8 anos e logo em seguida pedi para estudar piano.

A D. Ruth, que alguns de vocês conhecem, foi a minha primeira professora.

Fazer música foi a maneira que eu encontrei de manter meu pai vivo. Na época eu não sabia disso.

Eu praticava no piano todos os dias. O piano ficava na sala de casa no local onde hoje é a passagem da sala Chopin.

Formei-me no Conservatório em 1977, aos 15 anos.

Em 1981, aos 19 anos, ingressei na Faculdade de Música, bacharelado em piano e coloquei a 1º placa na casa, iniciando a minha carreira de professora.

Nascia assim o Estúdio Musical.

 Entre 1981 e 1987 trabalhei em uma escola de música, o grupo Ama, que não sobreviveu à morte do seu fundador o cantor lírico José Biancardi.

Também lecionei muito em casa de alunos.  Em 1989, ano do falecimento de minha mãe, comecei a usar a sala da frente (onde hoje é a secretaria) como sala de aula.

Em 1990 ingressei na pós-graduação e trabalhei como professora adjunta na UNESP, lecionando piano.

Pensei em seguir a carreira acadêmica, porém quando me vi mais as voltas com política do que com música, me direcionei totalmente para meus alunos.

Depois de algum tempo, eu formei uma lista de espera de alunos e como muitos pais me pediam a indicação de um professor de violão, o profº  Manoel, começou a trabalhar comigo.

Quando consegui juntar algum dinheiro, comprei a parte da minha irmã que morava nesta casa e então no dia 13 de dezembro de 2002, iniciou-se uma grande reforma para que ela se transformasse no Estúdio Musical como ele é hoje.

Portas foram abertas, o piso de tábua de madeira deu lugar à laje e foi tirada tanta, mas tanta terra do porão

(a partir da sala maior era necessário abaixar a cabeça para entrar), que depois de muitas e muitas caçambas os vizinhos começaram a me perguntar se eu estava cavando para chegar ao Japão!

Concluída, não totalmente, a reforma, o prof. João veio fazer parte da equipe, o 1º professor de piano depois de mim. Veio a D. Ruth, no teclado, tivemos uma procura por cavaquinho então veio o prof. Murilo e a

5º professora a entrar para equipe foi a Prof.ª Mônica, com uma aluna de canto apenas.

Eu, Manoel, João e Mônica, cada um de nós deu o nome a uma sala do Estúdio Musical, a sala onde cada um trabalhava: Mozart (eu), Chico Buarque (Manoel), Chopin (João) e Tom Jobim (Mônica).

Sou muito grata a cada um destes professores que acreditaram e muito contribuíram nos primeiros momentos do Estúdio Musical. E continuam fazendo a Escola crescer!

Tenho por todos – uma amizade eterna e um carinho muito grande.

 

Alguns vieram e se foram, mas suas contribuições permaneceram.

 

Obrigada a todos!

 

historia2

A casa logo após a reforma em 2003

historia1

Eu e minha mãe em foto de 1980

DIGITAL CAMERA

Gravador de rolo

 

O sonho

 

Assim como Martin Luther King, eu também tenho um sonho.

O sonho de construir um mundo melhor, onde as pessoas se relacionem mais e com amor. Onde exista carinho, gentileza, gente feliz e todos falando uma linguagem em comum: a música.

Construir um mundo onde todos cantem ou toquem um instrumento. Todos se olhem nos olhos e façam sons que harmonizem o universo. Todos aprendam a organização e o sentido mais profundo que existe em toda música feita com alegria.

Um mundo onde ninguém, jamais, se sinta vazio ou sozinho. Porque tem a música dentro de si.

Um mundo onde todos entrem em contato com seu potencial criativo e estejam ocupados em construir a paz através da beleza dos sons.

Um mundo onde possamos tocar a eternidade o antes e o após através da música.

Mas são necessárias pessoas para fazer de um sonho uma realidade!

Caro (a) Prof. (ª) , para transformar o meu sonho em realidade eu necessito de você, pois seu trabalho constitui parte importante de todo o processo.

Não desejo apenas que você entre para o Estúdio Musical, desejo que o Estúdio Musical entre em seu coração!

 

Seja bem vindo!

historia3